Cidadania

 Trabalhos dos alunos

Educação Ambiental

Direitos Humanos


20 de Novembro- Dia Internacional dos Direitos da Criança.


A 20 de Novembro de 1989 as Nações Unidas adotaram, por unanimidade, a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC).
Este documento enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais de todas as crianças, bem como as respetivas disposições para que sejam aplicados.
A CDC é o tratado de direitos humanos internacionais mais amplamente ratificado de sempre.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:
A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as ações e decisões que lhe digam respeito.
A sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
A opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.
Em Portugal realizam-se atividades solidárias como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.

Professoras: Deolinda Estêvão e Joana Brízido







Sem comentários:

Enviar um comentário